02 maio 2009

Paseo El Prado - Cochabamba



Viajei a trabalho a Bolívia e Peru, uma das cidades visitadas é Cochabamba. Não é o que poderíamos chamar uma cidade bonita. Chegando de avião chama à atenção a aridez da paisagem do altiplano andino, quase sem árvores, no começo do outono os pastos começam a amarelar e as poucas árvores perdem a intensidade do verde.

Cochabamba porem surpreende ao visitante, as ruas arborizadas, as suas praças e espaços públicos, contrastam com a primeira impressão, na Avd. Ballivian, que todos conhecem pelo nome de Paseo El Prado, uma rua arborizada com quase um quilometro de extensão que inicia e conclui em grandes praças, com um enorme canteiro central, calçadas largas, com coretos, pergolados, um piso confortável e seguro para pedestres, jardins bem mantidos, árvores podadas, canteiros com flores e grama.

Nada sofisticado, bem cuidado e limpo, com um capricho que chama a atenção de quem já quase esqueceu o que pode ser um espaço publico bem mantido. Aos domingos a população ocupa o passeio, pais empurrando os carrinhos dos bebes, crianças com bicicletas e triciclos, casais de diversas idades caminhando devagar. Aqui e acolá grupinhos de adolescentes barulhentos.

Nós nem podemos sonhar com algo parecido, todo o projeto de parques e praças que Joinville planeja ter para as próximas décadas, são espaços áridos, sem verde, sem flores, sem vida e quase sem árvores. Espaços projetados de costas para as pessoas. Construções caras em que domina o cinza do concreto e o abandono dos espaços sem vida, que a população na sua sabedoria, refuga e ignora.

Em quanto os políticos, os de antes e os de agora, se esforçam em querer nos convencer que teremos parques e espaços públicos para o lazer, para caminhar ou para paquerar, eu fico com saudade do Paseo El Prado em Cochabamba.

E porque Cochabamba? Porque se falo de Paris, Munique ou Barcelona, sou acusado de elitista e sonhador, então busco exemplos menos sofisticados e também são melhores que a nossa realidade.

Um comentário:

gert roland fischer disse...

Cidadão Jordi

recentemente estive em Lima-Peru, fiquei impressionado tambem com as praças, passeios, jardins, reservas ambientais, etc. que valorizam por la. Lima é uma cidade de 9 milhões de pessoas, a maioria indios, que vivem numa região desertica, onde não chove, o céu azul é raridade.
Mem impressionou a moderna Lima de hoje, ao contrario da que conheci, pobre, miseravel, fétida ha 15 anos. Como é que um povo pobre consegue com o pouco dinheiro que tem realizar tanto para o proprio povo.
Temos que tomar cuidado de não contar para os Peruanos, Bolivianos, Colombianos, etc. como fazem os governantes pelo braziuuu afora, com as licitações superfaturadissimas, quando o dinherio vai todo para o bando da vez.
Boa viagem, continue nos contando em capitulos o que voce viu na Bolivia.
Abraços do

Gert