01 setembro 2008

Precisa pintar as arvores de branco?



Por puro desconhecimento ainda tem gente que continua "pintando"o tronco das árvores, em alguns municípios, já é proibido por lei.

Chamamos pintar ao ato de caiar ou pintar com cal, também usamos o termo caiação.
Caiação de Árvores é um termo comum para pinturas de troncos de Árvores, a base de cal.
Existem ainda tintas a base de Látex, que não estão inclusas no termo Caiação.

Mas porque pintar a base de uma árvore ?
Este problema cultural, não passa de um folclore.
Acredita-se que o cal impede a subida de formigas nas Árvores.
Em uma explicação técnica, isso pode ocorrer apenas com determinadas espécies de formigas, e mesmo assim, em um período muito curto após a aplicação.

Pode-se facilmente notar que essa técnica, mesmo que funcionasse, é paliativa ! Formigas sobem por galhos, telhados, em pássaros ou outros animais, e algumas até voando com um forte vento.

Outro processo bastante comum é o homem deixar suas marcas em árvores, vestindo uma espécie de meia de tinta ou cal, ou algumas vezes, pintando a árvore inteira, em sinal de cuidado e zelo.

Apesar de esse processo ter uma origem cultural, devido ao costume antigo de passar a calda bordalesa (tradicional fungicida agrícola, resultado da mistura simples de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água) nas árvores para protegê-las de pragas e doenças, há certo tempo isso se tornou mais uma vez uma simples marca do empoderamento da natureza pelo homem.

Uma coisa é passar um fungicida visando a proteção das árvores, outra é pintar as árvores com tinta ou simplesmente cal, pois estes não representam proteção mas sim uma agressão às plantas... e mais uma vez o homem modifica a natureza, dando uma impressão mais organizada e limpa, pois afinal ele passou por ali.


Será que o homem nunca cessará esse processo de transformação do ambiente e dos entes da natureza?


Como combater as formigas é um outro capítulo bastante longo.
O importante é saber, que é completamente inútil, custa tempo e dinheiro e alem de não ajudar em nada a árvore, ainda deixa o jardim feio.
Aqui em Joinville, como a prefeitura também gosta de jogar dinheiro fora pintando meio fio, não devemos esperar que venha logo uma lei, que proíba uma pratica tão pouco inteligente.

12 comentários:

Anônimo disse...

Não! Não precisa pintar o tronco das árvores de branco. Fica muito feio e não deixa um aspecto natural. Somente pessoas bregas são capazes de tal insanidade. Nos países de primeiro mundo isto dificilmente ocorre. Mas aqui é Brasil! Bota gente grossa e brega nisso, que não entende de nada mesmo, e quer meter a colher. Fui!

Anônimo disse...

pode ser útil pra sinalizar...à noite a base branca na árvore pode impedir que esta seja atropelada por um automóvel...

Anônimo disse...

Pode ser útil pra sinalizar...Á noite a base branca da árvore pode impedir seja atropelada por um automóvel...

Anônimo disse...

As da minha casa pensei em pintar pra sinalizar à noite - impedir sejam atropeladas por automóvel. Mas li que mata microrganismos essenciais para a planta.Usarei iluminação mesmo...apesar de ser bem mais caro!

Tecnico Agricola disse...

Parem com isso, não tem nada a ver, isso é coisa de amientalista fanático sem noção, fica bonito e é bom .

Anônimo disse...

è ridícula a prática de caiar os troncos e um técnico falar em sem noção é mais triste

Anônimo disse...

Eu tbm acho que fica bonito.. e gosto cada um tem o seu fácil falar que é brega..

Anônimo disse...

Não existe pintar o tronco dá árvore, isso é crime ambiental.

Unknown disse...

Qeria saber qe cal uzar é na minha chácara tem muita frutas

Unknown disse...

Tambem acho bonito! E realmente melhora muito a visibilidade das árvores em certas áreas. Bonzay tambem é manipulação da natureza (gmo, etc...)!!! Eu acho pior doque pintar um pedaço do tronco de um coqueiro. Lógico que alguns tambem vão descordar... então, cada um na sua.

Daniel disse...

Kkkkk, acho mais interessante deixar cada um exercer aquilo que lhe aguarda, cada um pode e deve se expressar através do seu modo, desde que não prejudique outrem e o meio ambiente.
Fiquem todos com Deus.

Anônimo disse...

Acho que fica bonito , e na minha casa vou pintar