01 maio 2009

Cliente, sempre o cliente.



Ao longo de todos estes anos tivemos a oportunidade de viver experiências diferentes e aprendemos com cada uma delas, a relação com o cliente e a parte em que a faculdade, parece mais distante da realidade. A diferença que existe entre a teoria e a pratica parece as vezes uma distancia intransponível.


Se por um lado cada projeto é um novo desafio, também cada projeto envolve um novo cliente e aprender a trabalhar com cada cliente exige um conhecimento adicional. Com todos os nossos clientes temos aprendido cada um deles há representado uma nova oportunidade de crescer profissionalmente. O cliente nos apresenta os seus desejos, os seus sonhos e o nosso trabalho e plasmar na melhor proposta a síntese de tudo o que ele procura.


Nada mais fácil que trabalhar com clientes exigentes, quanto maior a exigência, maior o nosso esforço para superá-la, num jogo, em que o maior ganhador será sempre o projeto. O resultado final deste duelo entre exigência e profissionalismo é sempre bom, nunca fácil, mas sempre bom e na maioria dos casos excelente.

Mais difícil é trabalhar para clientes indecisos, que não sabem o que querem ou que como birutas a cada nova alternativa apresentada, ficam mais inseguros. Mesmo que estes clientes não sejam freqüentes, representam um desafio adicional para o profissional do paisagismo, que precisa juntar doses quase iguais de conhecimento e paciência, para conseguir levar o projeto até a sua conclusão final. Não tem vencedores neste ultimo caso, o resultado final transmitirá, para o olhar critico de um bom analista todas as idas e voltas do trabalho. Alem de dificilmente obter um resultado econômico que satisfaça.


Bons profissionais são o resultado de bons clientes e um não sobrevive sem o outro.

Nenhum comentário: