01 novembro 2010

Especificações Técnicas para Árvores em Vias Públicas


A necessidade de promover a arborização publica, tem levado a prefeituras e outros órgãos públicos a fazer licitações para adquirir arvores e plantas ornamentais para o plantio em ruas e praças. Em geral existe pouco conhecimento entre os responsáveis por elaborar estas licitações sobre quais as especificações. O resultado é na maioria das vezes que as plantas adquiridas, principalmente as arvores não atendem aos padrões de qualidade que seriam necessários e ainda a falta de critérios técnicos objetivos permitem que fornecedores, com a conivência de funcionários inescrupulosos, forneçam gato por lebre. O resultado é árvores fora do padrão, maiores perdas e um maior índice de vandalismo.


Para facilitar este trabalho sugerimos neste texto alguns critérios técnicos que podem ajudar a elaboração de licitações corretas, com parâmetros técnicos adequados e facilmente verificáveis. A sugestão ainda é que as licitações incluam entre os seus documentos os desenhos, documentos e especificações necessárias para que seja fácil verificar se a qualidade das plantas fornecidas é a mesma solicitada.


Para facilitar a compreensão consideraremos árvores as plantas de grande porte e as arvoretas aquelas recomendadas para plantio em baixo de fiação elétrica, por tanto de menor desenvolvimento e porte mais baixo.



ESPECIFICAÇÕES DE TAMANHO PARA ÁRVORES E ARVORETAS






Devem ser preparados locais adequados para o armazenamento de mudas que não forem plantadas no dia da sua chegada. Para tanto procede-se da seguinte maneira: abre-se o envoltório das mudas com cuidado e coloca-se as mesmas regadas previamente no fosso. Este fosso é feito da seguinte maneira: faz-se um talude artificial a 45o e vai-se encostando as mudas, para depois cobri-las com terra fina fixada com os pés. A plantação e, por sua vez, a compra das plantas deve realizar-se dentro desta seqüência: árvores, arvoretas.

Exigir que todas as mudas compradas saiam do viveiro devidamente etiquetadas com o nome científico e a cor correspondente.

  • Árvores

1. Tronco
O tronco deverá ser reto, sem emendas ou fortes curvaturas. Na eventual existência de cicatrizes de poda, elas deverão estar bem saradas.

2. Copa
A pernada primária deverá possuir a forma de forquilha terminando em copa equilibrada e simétrica com um mínimo de 3 pernadas equivalentes, assentadas à curta distância entre si.

3. Raízes

Deverão ser sadias, abundantes, sem enovelamento pronunciado. Deverão ser recusados os exemplares que apresentarem evidente infestação por nematóides.

4. Torrão
Deverá ser compacto, totalmente trespassado pelo raizame, isento de bulbos de tiririca, trevo e alho do mato.

5. DAP (Diâmetro a Altura do Peito)
A medida de diâmetro do tronco no solo, pode ser substituída pelo DAP, neste caso a medida mínima aceita deverá ser de 25 mm. Cuidado para não confundir diâmetro por circunferência.

6. Altura
Não é recomendável utilizar os critérios de altura total, é preferível optar sempre por especificar as medidas do tronco desde o solo até a copa ou copada, ou rama mais baixa. A medida mínima deve ser de 2,00 m para arvores de rua, porem a altura recomendada deve ser de 2,50 m.

  • Arvoretas

1. Tronco
Fuste único e reto, sem tocos nem curvaturas pronunciadas. Na eventual existência de cicatrizes de poda elas deverão estar bem saradas. Em casos em que for desejável arvoretas com fuste múltiplo, serão indicadas no projeto.

2. Copa
Deverá haver ao menos 3 pernadas iniciais, assentadas a certos intervalos, encimadas por copa equilibrada, simétrica e ramificação secundária bem desenvolvida.

3. Raízes
Deverão ser sadias, abundantes, sem enovelamento pronunciado. Deverão ser recusados os exemplares que apresentarem evidente infestação por nematóides.

4. Torrão
Deverá ser compacto, totalmente trespassado pelo raizame, isento de bulbos de tiririca, trevo e alho do mato.

5. Altura
Não é recomendável utilizar os critérios de altura total, é preferível optar sempre por especificar as medidas do tronco desde o solo até a copa ou copada. A medida mínima recomendada é de 1,50 m para arvores para rua.


Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário: