29 agosto 2018

Crianças de apartamento. (1)


Este é um post sobre paisagismo e hoje o tema são as crianças de apartamento? Na realidade deveríamos falar para os país destas crianças de apartamento e dizer que há outras atividades além de smartphone, do tablet ou o vídeo jogo, mostrar como o jardim e as áreas verdes contribuem para que nossas crianças tenham um maior contato com a natureza.

Cada vez é mais frequente ver crianças que não conhecem a natureza, a temem, a evitam. Na origem deste medo há país e mães que buscando proteger os seus filhos de micróbios e bactérias vem a natureza como uma ameaça e um foco potencial de contagio para seus filhos. Como resultado desta visão deturpada, acabam evitando que brinquem no jardim. Brincar do jeito que crianças até os 10 ou 12 anos deveriam brincar. Crianças precisam sujar as mãos, tomar banho de chuva, ralar os joelhos, colher flores e folhas e até colocar na boca brinquedos que tenham caído no chão, sem que tenham sido esterilizados por mães e pais zelosos e atentos.

Há estudos sérios, que comprovam que um “pouco de sujeira” faz bem. Que comer a merenda depois de ter brincado no jardim, na horta ou acariciado uma mascota sem ter lavado as mãos direito utilizando um germicida ou um sabonete especial que elimina 99,99% das bactérias, ajuda a criar anticorpos e aumenta a proteção das crianças frente a doenças comuns.

Mas é cada vez mais comum escutar destes país e mães que não gostam que as crianças brinquem no jardim, porque pode ter bichos, sujeira ou há o risco que as crianças peguem alguma doença. O resultado é uma nova geração de crianças criadas em apartamentos, em ambientes seguros, esterilizados e assépticos, que não conhecem outro mundo que aquele e que temem o desconhecido.

Brincar no jardim, caminhar descalço na grama, colher flores, cuidar de uma horta e colher rabanetes ou cenouras são atividades que devemos estimular e que devem estar previstas num bom projeto de paisagismo.  Crianças que brincam no jardim são mais saudáveis, mais fortes e desenvolvem habilidades que os acompanharão ao longo da sua vida.


O jardim deve ser um espaço de aventura, de descoberta, de desenvolvimento e de observação. O contato com plantas, flores e animais de companhia estimula e desenvolve a sensibilidade, o carinho e contribui a formação de crianças mais curiosas e criativas.

Nenhum comentário: