Em Parques, praças, condomínios e escolas é comum que as crianças tenham playgrounds ou espaços para brincar. Playgrounds com balanços, escorregadores, gangorras e outros equipamentos que determinam e definem as brincadeiras das crianças.
Há um movimento internacional que começa a questionar o modelo desses playgrounds que atendem a todas as normas de segurança, mas que não tem nenhum atrativo para as crianças, crianças cansam rápido destes brinquedos que não os estimulam, que no os desafiam. Há um dilema entre a segurança e a neutralização dos riscos dos brinquedos normatizados, arredondados, emborrachados e seguros e o dia a dia das crianças que trepam em arvores, pulam desde alturas cada vez maiores e buscam viver aventuras e superar desafios cada vez maiores.
Como exemplo incluo neste post uma fotografia que tomei no playground de uma escola em Freiburg na Alemanha. Tenho certeza que quem projetou o balanço não previu que um menino de 8 ou 9 anos o utilizaria daquela maneira.
Temos que aceitar que os playgrounds atuais são chatos, as crianças não gostam de brincar neles, alias parece que ninguém lembra mais que os brinquedos são projetados para que as crianças brinquem neles, o ideal seria que não quisessem sair deles, o que vemos hoje são brinquedos que na maior parte do tempo estão vazios e crianças inventando outras brincadeiras ou usando-os de forma bem diferente a como tinham sido projetados.
Há espaço para brinquedos mais desafiadores. Crianças maiores querem e precisam correr riscos maiores, vencer desafios é parte do processo de crescimento e desenvolvimento. Estamos vivendo uma época em que o medo e a preocupação com a segurança das crianças hão pasteurizado e deixado monótonos e sem graça os brinquedos e as brincadeiras. O mercado e as normas técnicas têm estimulado o desenho de brinquedos padrão de plástico com balanços, gangorras e escorregadores que reduziram completamente o risco, mas que não tem graça e são chatos.
Afortunadamente há um movimento que estimula os espaços de aventura, aqueles que apresentam desafios adequados a idade das crianças. Playgrounds feitos com pneus, cordas, tabuas, blocos de concreto. Em alguns casos as crianças podem usar martelos, pregos e até fogo, de forma segura e controlada.
É uma lufada de ar fresco, no meio de toda esta monotonia e mediocridade ver que arquitetos, pesquisadores, paisagistas, pedagogos e especialistas em desenvolvimento de crianças estão considerando a importância do risco para estimular a criatividade, a independência e a capacidade para resolver problemas e tomar decisões. Estes novos espaços de jogo de aventura são só o inicio de um processo que busca questionar o modelo de parques e espaços de lazer e como o desenho urbano deve ir além da visão e do modelo de sobre protetor que estabelecemos como padrão hoje.
Nem vamos falar da emoção de construir uma casa na arvore.
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