17 agosto 2018

Lembrou de adubar?


Queremos sempre que o jardim esteja bonito, florido e com as plantas viçosas, mas esquecemos que um jardim bonito precisa, além de cuidado e atenção, ser adubado regularmente.

Não comemos todos os dias? Também as plantas precisam receber adubo regularmente. Quando foi a ultima vez que adubamos o jardim? Quando faço esta pergunta, em geral recebo como resposta um “não lembro” e uma expressão de surpresa, acompanhada da pergunta: “Precisa adubar?”

A resposta é clara, precisamos adubar sim. Se queremos ter um jardim bonito, precisamos adubar, precisamos adubar com frequência e bem. Não só precisamos adubar, precisamos saber que adubo é o mais aconselhado, que quantidade e com que frequência. Parece complicado, mas não é.

Vamos a algumas dicas que ajudarão a ter um jardim mais bonito, com floradas mais intensas e com plantas mais sadias.

- Podemos adubar tanto com adubo químico, como com adubo orgânico.

- É melhor adubar periodicamente com quantidades menores que colocar muito adubo uma única vez.
- Não devemos esquecer de colocar calcário no solo uma vez ao ano. Solos neutros permitem uma melhor absorção do fertilizante pelas plantas e evitam o desperdício de adubo e dinheiro.

- Em solos arenosos o mais soltos, boa parte do adubo pode se perder pela chuva, neste caso é melhor usar adubo orgânico que tem uma melhor permanência e lava menos. Em solos mais argilosos os adubos orgânicos também são benéficos porque ajudam a aumentar a porosidade do solo.

- Uma composição entre adubo químico e adubo orgânico dará melhores resultados e melhorará também a estrutura do solo.

Entre os adubos orgânicos disponíveis no mercado os mais conhecidos são o húmus de minhoca, o esterco de aves e entre eles o de peru é especialmente recomendado. Também estão disponíveis fertilizantes orgânicos como Torta de mamona, farinha de osso ou cinza de madeira. O importante é lembrar que o adubo orgânico além dos macronutrientes como Nitrogênio (N), Fosforo (P) e Potássio (K) também são ricos em micronutrientes. Mas podemos utilizar também restos de café, compostagem caseiro, serragem ou restos do próprio jardim, como aparas de grama, folhas secas e galhos pequenos.

Os adubos químicos ou compostos, normalmente são conhecidos pelas iniciais dos seus nutrientes principais NPK. Há no mercado uma grande variedade de formulações adequadas a cada fase de desenvolvimento da planta, ao objetivo do cultivo ou ao tipo de clima, solo ou necessidade. De uma maneira bem simples devemos considerar que para plantas verdes e plantas em fase de crescimento é melhor usar fertilizantes com a proporção de NPK 3-1-2, para manutenção geral a proporção 1-1-1 é a mais adequada.


Mas a melhor dica é ADUBE. No mínimo a cada 3 meses fertilize o seu jardim e seus canteiros. O resultado vai ser visível. Um jardim bem adubado desenvolve melhor, tem mais cor e as plantas mais sadias estão menos sujeitas ao ataque de pragas e doenças.

E não esqueça na primavera é quando as plantas mais precisam de uma boa adubação.

Nenhum comentário: