17 agosto 2015

Hora de mexer no Jardim?


Sempre há uma hora em que é preciso mexer no jardim. Por boa que seja a manutenção é normal que o jardim com o tempo sofra algum tipo de depreciação e que seja necessário mudar algumas coisa.E quando chega a hora como proceder?

Primeiro passo é analisar o que deve e não ser feito. Precisa mesmo trocar as plantas? Ou uma poda mais forte e uma boa adubação resolve? Quanto tempo faz que foi feita a última manutenção? Quais são as causas do deterioro? Responder a estas perguntas é vital para não cair em despesas desnecessárias.

Algumas dicas:

1.- Algumas plantas tem um prazo de validade e não vão durar para sempre, será preciso substitui-las, mas a maioria de plantas, desde que bem mantidas, duram muitos anos. Escolha plantas perenes que durem mais tempo e use flores de estação só nos lugares de maior destaque do jardim.





2.- economizar na manutenção, quase sempre, acaba custando mais caro. Podas, adubações periódicas, a retirada de flores velhas e a limpeza do mato mantém o jardim bonito por mais tempo e reduz a necessidade e o custo de reformas maiores ou de substituição de plantas. Um jardim sadio precisa de cuidados regulares, adubação deve ser feita no mínimo a cada 3 meses.



3.- cuidado com os jardineiros que só querem trocar plantas. Só trocar as plantas sem preparar bem os canteiros e recompor a fertilidade do solo pode ser um mal negocio. É melhor gastar R$ 5 no preparo do solo e R$ 1 numa planta que vai desenvolver melhor, que economizar no preparo do solo e gastar numa planta que não vai desenvolver.


como-melhorar-solo-do-seu-jardim

Finalmente consulte sempre bons profissionais, não sempre as plantas mais caras são as melhores para cada jardim, há muitas plantas de baixo custo que dão bom resultado. Plantas com flores ou folhas coloridas são sempre uma boa alternativa e plantas que precisam de podas constantes como os buxinhos, acabam tendo um custo de manutenção elevado.



Os meses de julho e agosto são os melhores para preparar o jardim para a primavera e o verão. Aproveite as dicas.

Nenhum comentário: