08 abril 2008

Manutenção - Memorial técnico para implantação de jardins









A principal preocupação deverá ser com as regas que devem ser aplicadas sempre que faltem as chuvas e quando se perceber o início de ressecamento da superfície do solo. Mas é preferível regar a última hora da tarde, do que pela manhã e nunca se deve regar nas horas mais quentes do dia, é melhor regar copiosamente duas vezes por semana, do que aplicar ligeiras regas todos os dias. Devem se evitar as regas encharcantes, conseqüentes de esguichos ou aspersores automáticos não mudados de lugar por descuido.

A erradicação de ervas daninhas é cuidado constante em todos os jardins recém-formados. Jamais deve-se esperar até a floração do "mato" porque então já pode se dar a formação de sementes.

O terceiro cuidado é a pronta substituição das mudas que por algum motivo não pegaram. Para
este fim devem-se comprar sempre algumas mudas excedentes, deixando-as em reserva. Investigar a causa da morte dessas mudas é muitas vezes importante, pois podem-se evitar surtos de pragas ou doenças perigosas, introduzidas com mudas adquiridas. Também a exterminação de formigas é um cuidado necessário que nunca termina.

Para sustento de gramados, e plantas de forração, é necessário a aplicação de adubo nitrogenado, pelo que se acelera o fechamento do relvado e se mantém a cor verde-viva pelo ano todo, desde que não se descuide das regas nos períodos de estiagem.

Devem ser observadas algumas medidas para se conseguir uma rápida pega das mudas de árvores.

Se não chover durante 3 dias seguidos, aplica-se uma rega de mais ou menos 5 lts. de água para cada cova, numa média de duas regas por semana, se continuar a não chover. Com tempo muito quente e seco, ou de ventos fortes, aplicam-se estas regas em dias alternados. Erradicar as ervas daninhas que surgirem das covas e revisar os amarilhos, para evitar estrangulamento das mudas pelo assentamento excessivo da terra e pelo engrossamento do fuste, cortam-se os amarilhos excessivamente apertados, substituindo-os por outros mais frouxos, em local diferente.

Quanto à gramados, deve-se fazer uma adubação nitrogenada para sustento de novos gramados ou velhos:
Esparramar em Março, Setembro e Dezembro, 20 gr. de Nitrocálcio por m2 ou 10 gr. de Uréia.

O adubo supra não é completo e a sua aplicação não dispensa uma adubação completa NPK com terra-composto em cada ano e de preferência em Junho.


Nenhum comentário: