03 outubro 2017

Vamos colocar flores no cardápio?

Flores comestíveis

As flores chegaram na cozinha para ficar. O que estava restrito a uma minoria cada vez esta se popularizando mais e há muitas flores para incorporar ao cardápio.  Flores não servem só para dar cor e alegria na cozinha, flores são uma fonte de novos sabores e texturas. A variedade de flores que podemos incorporar a nossa cozinha supera as cinquenta, suficientes para fazer feliz ao chef mais exigente.



Algumas são muito e bem conhecidas de todos os amantes da boa gastronomia outras são novidades que apresentamos para os interessados em conhecer mais sobre o mundo das flores comestíveis. 

Entre as anuais, as perenes e as bulbosas as mais conhecidas são as violetas (Viola odorata), as Begonias, as Calêndulas (Calendula officianlis), a capuchinha ( Tropaeolum majus), o cravo de defunto (Tagetes patula), o cravo comum (Dianthus) e até as margaridas (Chrysanthemum frutescens)



Há também arvores e arbustos de flores comestíveis. Quem não lembra da deliciosa receita de Codornas com pétalas de rosa do filme “Como agua para o Chocolate”? Além das rosas, também as amendoeiras (Prunus dulcis), as Ameixas (Prunus domestica) ou as macieiras (Malus) tem flores comestíveis. Uma das mais conhecidas é o sabugueiro (Sambucus nigra)


Todos conhecem o sabor de aboboras, abobrinhas . alhos e ervilhas, mas poucos tem saboreado as flores destes legumes e hortaliças. Uma boa dica para este mês, descobrir receitas com flores de abobora ou de alho.




O ultimo grupo de flores que se podem utilizar na cozinha são as aromáticas, além das folhas também as flores podem ser utilizadas. As mais conhecidas são a Alfavaca (Ocimum basilicum), a Salvia ( Salvia offiicinalis), Tomilho (Thymus vulgaris), Agrião (Nasturtium officinale) ou o Alecrim (Rosmarinus officinalis).



Cozinhar com flores é uma nova tendência, melhora o sabor, a cor e principalmente é uma oportunidade para aproveitar melhor as plantas e flores do jardim. É bom lembrar que flores para poder ser utilizadas na alimentação humana precisam ser orgânicas, não podem conter produtos químicos e devem ser bem higienizadas. 

Nenhum comentário: