18 agosto 2017

Plantas para interior

Plantas para interior

O aumento da verticalização e a redução das áreas disponíveis para jardim tem impulsado o mercado de plantas para interior. Plantas para interior são aquelas que se adaptam as condições dos ambientes internos de baixa iluminação, pouca ventilação e ambientes mais secos que os habituais. Os espaços internos não são adequados para a maioria de plantas e é preciso conhecer quais as que melhor se adaptam nestas condições adversas.

Paisagistas e jardineiros tem ao longo do tempo selecionado as melhores plantas para estes ambientes e a maioria delas está no mercado desde faz décadas assim que é possível colocar plantas naturais em ambientes internos com segurança.

Como saber quais são as plantas ideais para os ambientes internos? Inicialmente aquelas que requerem pouca luz, plantas que crescem e desenvolvem em ambientes de sombra são uma boa alternativa para ser usadas no interior, mas a maioria das plantas que crescem em ambientes sombrios, são também plantas que preferem ambientes de alta humidade e neste caso não se adaptarão bem aos ambientes internos. Residências são ambientes mais secos que os ambientes naturais por isso devemos escolher plantas que tolerem bem a falta de agua e ambientes mais secos. Assim que plantas que se adaptem a ambientes com pouca luz e baixa humidade são as melhores para utilizar em ambientes internos.

Entre as melhores plantas para estes ambientes recomendamos as Dracenas, Yuccas, Spathiphyllum, Sansevierias, Zamioculcas e os Philodendros. Estas são algumas das mais conhecidas e mais utilizadas, mas para quem queira utilizar outras plantas menos comuns a lista é mais extensa e inclui Rhapis, Pleomeles, Monsteras, Clorophytos e Scindapsus.


Uma boa dica é preferir plantas que tenham sido cultivadas já em ambientes de baixa luminosidade, assim já estão adaptadas as condições de cultivo e não sofrerão com a adaptação as novas condições. Plantas cultivadas em ambientes mais luminosos muitas vezes sofrem ao ser transferidas para ambientes internos e perdem a maioria das folhas, numa situação da que dificilmente chegam a se recuperar. 

Nenhum comentário: