14 fevereiro 2010

Paisagismo e Calor


Projeto em Joinville, SC


















































Numa época do ano em que o calor acaba atrapalhando a vida das pessoas é bom dar uma olhada em como o paisagismo pode oferecer alternativas para minimizar o impacto do calor excessivo e ajudar a mitigar os seus efeitos.


Um bom projeto de paisagismo deve apresentar soluções concretas para criar um ambiente mais confortável. Nas casas com jardim, o plantio de arvores pode contribuir a reduzir o impacto direto dos raios do sol sobre a residência, a sombra proporcionada pelas arvores pode reduzir a temperatura em 5 a 7 graus.


O plantio de trepadeiras nos muros e paredes mais expostos a incidência dos raios solares contribui a criar um colchão térmico que faz que as paredes esquentem menos e reduzam o efeito do calor refletido durante o dia.


Gramados proporcionam uma diminuição de temperatura maior que os pisos de concreto. Decks de madeira também podem ser alternativas interessantes. Também é recomendado o plantio de plantas e flores em janelas e sacadas, além de reduzir a entrada do calor externo, criam uma barreira verde que gera uma sensação de frescor. Vasos nas janelas são uma alternativa fácil e econômica para obter resultados em pouco tempo.


A escolha das plantas dependerá de cada local, prefira sempre plantas de pleno sol e que sejam pouco exigentes em quanto a regas e manutenção. Lembre boas soluções e alternativas criativas custam muito menos do que você imagina.

Nenhum comentário: