31 janeiro 2010

Jardins e areas verdes dão lugar a concreto


Cada vez mais perdemos qualidade de vida, o fazemos aos poucos, quase sem perceber, o resultado de cada uma destas perdas é visível em cada rua e em cada espaço, tanto publico como privado.

Os jardins tradicionais, com gramados, canteiros de flor e árvores que proporcionavam sombra, estão cedendo lugar a novas alternativas. A permeabilidade que proporcionavam os jardins, mesmo que sendo obrigatória por lei e constantemente desrespeitada e sem fiscalização adequada, estamos impermeabilizando a cidade. Agravando o efeito das chuvas, até o ponto que as enchentes são mais frequentes e mais graves, sem que sejam necessárias grandes trovoadas para causar enchentes em pontos que antes não alagavam.

A sombra das árvores é substituída por outras alternativas coloridas, sem árvores a cidade fica mais quente, mais feia e principalmente com pior qualidade do ar, porque a função fotosintetica que converte CO2 em Carbono e Oxigeno deixa de ser feita. Frente a passividade de uns e ao silencio cúmplice de outros, as cidades ficam cada dia mais cinzas, menos verdes, menos humanas e mais hostis.

Nenhum comentário: