07 dezembro 2009

Bromelia Rio


4º BroméliaRio – Exposição de bromélias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro


A variedade de cores e formas das bromélias vão encantar mais uma vez os visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro este ano. De 10 a 13 de dezembro acontece o 4º BroméliaRio, evento que traz o melhor da produção nacional para exposição e venda, além de uma programação imperdível para os amantes dessas plantas ou aqueles que desejam conhecer mais sobre elas.


De acordo com a bióloga Nara Vasconcellos, responsável pelo Bromeliário do Jardim Botânico, o calor da estação deve proporcionar um grande número de plantas em flor durante a mostra. Porém, mesmo quando não estão em floração, as bromélias dão um espetáculo de cores e padrões, o que rende a essa família vegetal uma legião de aficionados. Apesar disso, é uma das mais ameaçadas de extinção.


Os treze expositores que participam do 4º BroméliaRio competirão em quatro categorias de premiação: Melhor Arranjo, Melhor Híbrido, Melhor da Espécie e Menção Honrosa. A comissão julgadora será formada pelas biólogas Rafaela Forzza e Andrea Costa, especialistas na família bromeliaceae, pelo músico Lenine, que julgará aspectos estéticos das plantas, e por dois convidados internacionais: o paisagista Jordi Castan Baneras e o engenheiro, cultivador e exportador venezuelano José Eduardo Abalo.


Além de fazer parte da comissão julgadora, Jordi Castan Baneras ministrará duas palestras no evento. Formado em paisagismo em Barcelona, ele é sócio da Boa Vista Projetos de Paisagismo e trabalhou com Burle Marx em vários projetos na Venezuela de 1977 a 1985. É também sócio-fundador e integrante da diretoria do Ibraflor. Em Santa Catarina, fundou a Aproesc (Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina) e o Mercaflor, além de coordenar a Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais daquele estado.


Mais conhecido como compositor e intérprete da Bossa Nova, Roberto Menescal, grande colecionador de bromélias, também será um dos palestrantes, falando sobre o cultivo das plantas.

Todas as palestras e oficinas serão gratuitas, sendo cobrado apenas o ingresso para visitação do Jardim Botânico, que custa cinco reais (maiores de 65 anos e menores de 7, inclusive, não pagam). Os visitantes também poderão votar na espécie que acharem mais bonita, e participar assim do sorteio de uma bromélia a cada dia do evento.


PROGRAMAÇÃO 4º BROMÉLIARIO


10 a 13 de dezembro - Exposição aberta ao público, das 8h às 17h.

Palestras e oficina (gratuitas)


Sábado, 12/12

das 10h às 12h – Oficina de Ilustração Botânica, com Raquel Louzada e Renato de Moraes, ao ar livre, ao lado da exposição

14h – palestra Paisagismo vertical com uso de bromélias, com Jordi Castan Baneras (Centro de Visitantes)

15h – palestra Conservação de bromelias, com Karina Vanessa Hmeljevski (Centro de Visitantes)


Domingo, 13/12

14h – palestra Importância do uso de plantas em ambientes fechados ( apartamentos, hospitais, consultórios etc.), com Jordi Castan Baneras (Centro de Visitantes)

16h – palestra Como Cultivar Sua Bromélia com Roberto Menescal, colecionador, ao ar livre ao lado da exposição


4º BroméliaRio

De 10 a 13 de dezembro de 2009, das 8h às 17h

Bromeliário e Centro de Visitantes do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro


Mais informações:

Nara Lucia C. Vasconcellos – (21) 8161-2834

Bióloga, responsável pelo Bromeliário

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Claudia Rabelo Lopes

Assessoria de Comunicação

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

claudia@jbrj.gov.br

Tel: 21-3204-2498

Nenhum comentário: