02 julho 2009

Floricultura um setor em expansão

A Floricultura catarinense é um dos setores agrícolas que mais tem desenvolvido nos últimos anos, a região norte do estado tem liderado, Joinville e Corupa são os dois principais pólos produtores desta região.

A produção catarinense ocupa um meritório 4 lugar a nível nacional e esta localizada num triangulo delimitado por Biguaçu e Florianópolis al sul , Laurentino e Rio D´oeste ao oeste e Garuva e Joinville ao norte. A base da nossa produção esta direcionada para o paisagismo, as plantas de jardim e a grama representam a maior parte do nosso produto, seguida pelas plantas anuais, também destinadas ao paisagismo. A principal característica do produto catarinense e a sua qualidade e a confiabilidade dos produtores, que num mercado extramente informal, tem construído uma imagem forte de seriedade.

É uma atividade de elevada intensidade econômica, sendo necessários fortes investimentos por área de produção e um elevado grau de conhecimento técnico e de profissionalismo, não é uma atividade para aventureiros ou impacientes. O retorno do investimento em geral só acontece a médio prazo, pelo que muitos dos que investiram no setor, acreditando no lucro rápido e fácil, acabaram desistindo. As empresas da região, são empresas sólidas, bem administradas e em geral bem estruturadas, algumas delas entre as maiores e melhores do pais.

As oportunidades se situam no mercado interno, mais que na exportação. No nível nacional, alem da comercialização no estado, os mercados mais interessantes para os produtores catarinenses são o Rio Grande do Sul, o Paraná e São Paulo, que representa hoje mais de 75 % do mercado nacional. Porem não é raro encontrar produto catarinense em estados tão distantes como Amazonas, Ceara ou Bahia. O que prova a qualidade e a competitividade da nossa floricultura.

As maiores ameaças para o setor, são a pouca diversidade de plantas, com a maioria de produtores ofertando os mesmos produtos, provocando uma guerra de preços e uma redução da variedade o que tem obrigado os clientes tradicionais a procurar outros pólos produtores para complementar os seus pedidos. O aumento constante de custos, principalmente de mão de obra e o numero cada vez maior de exigências burocráticas e legais, que penalizam o produtor formal e organizado.

As oportunidades se apresentam na forma de novos mercados, novos produtos e principalmente produtos de maior qualidade, para um cliente cada vez mais exigente. A qualificação dos produtores e o aumento da produtividade são os desafios que os produtores devem superar para vencer num mercado cada vez mais duro e competitivo.

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