09 janeiro 2009

Uso de cor no jardim


Alem de texturas e formas, a cor é um dos elementos mais importantes na composição em paisagismo. Se por um lado existe um forte desejo de uso da cor, nem sempre é fácil e nem sempre o resultado é aquele que esperamos.
Os clientes, e também alguns paisagistas, imaginam uma barroca e exuberante mistura de cores, que nem sempre tem o resultado que esperamos. Alguns princípios básicos precisam ser observados, os que tem relação a harmonia e composição das cores, os que vem definidos pelas épocas de floração de cada planta escolhida. Caso contrario algumas das combinações de cores previstas não acontecerão simultaneamente e não obteremos o efeito previsto.
Um erro comum é formar massas de flor com todas as cores misturadas, o que é especialmente habitual no caso de flor de época. Os bons produtores compram as sementes separadas por cores e depois acabam mesclando as mudas, para atender a demanda dos clientes.
E preferível utilizar as cores separadas, para desta forma poder ter um melhor controle do resultado. Algumas experiências interessantes são as de trabalhar as cores no mesmo canteiro, por exemplo si projetamos um canteiro que use 50 % de flores de imaptiens vermelho e 50 % de cor branco e o plantio é feito criteriosamente, alternando uma flor de cada cor, obteremos um resultado interessante, porque na distancia a cor do canteiro será rosa e ao ir mudando o nosso ponto de vista o canteiro mudara de cor.
Vale a pena dar uma boa olhada nas tabelas de cores e relembrar as diferentes combinações possíveis, sejam cores contrastantes, ou análogas, ou complementares. O resultado será sempre melhor.

Nenhum comentário: