21 outubro 2008

Argelia, suas plantas e jardins


As plantas da Argélia

Todos os paises, culturas e sociedades vivem as suas ruas de uma forma. Alguns paises notadamente os mediterrâneos e aqueles que na sua formação e composição reúnem alguns dos seus componentes, fazem das ruas o seu espaço de convívio.

Nestes casos a arborização adquire uma dimensão especifica e própria. Argélia, com as suas características tipicamente mediterrâneas, faz das suas ruas espaços vivos, as suas calçadas recebem a sombra refrescante no verão de centenas de arvores, surpreende ainda mais que a manutenção cuidada e criteriosa, o fato que a maioria destas arvores tenham sua origem no continente americano, alem de Parkinsonias e Phitolacas, a paisagem urbana é dominada também e principalmente por Fícus, as figueiras tomam conta de ruas e praças, para com seu verde, oferecer uma condição única e especial.

Entre as palmeiras, alem das tradicionais Tamareiras, nativas do norte da África, os Arecastrum, os nossos conhecidos Jerivás, conformam a paisagem urbana, de todas as cidades Argelinas, desde Oran a Bejaia, desde Argel a Tipaza.

Ao viajante menos curioso, não chama tanto a atenção, nem a variedade, nem o cuidado na manutenção, nem as podas bem feitas e regulares. Chama à atenção a sombra, o verde, a qualidade de vida, que a arborização urbana proporciona. Chama a atenção como as pessoas valorizam o resultado de um trabalho bem feito.

A riqueza e a variedade da vegetação que forma as praças e jardins de Argélia, tem sua origem no Jardin d’Essai, maravilhoso jardim botânico, construído ao longo de séculos, durante os quais recebeu e aclimatou plantas e flores de todo o mundo, para depois de estudá-las e cultivá-las, poder introduzi-las em parques, praças e jardins. É no jardim botânico de Argel, que é preciso buscar o responsável, pela rica variedade da vegetação que forma o verde urbano argelino. A tradição dos jardins árabes ganha em Argel a sua face mais rica, em contraste com a aridez do deserto o verde dos jardins, representa um oásis para o corpo e principalmente para o espírito.

Nenhum comentário: