01 abril 2008

Cliente, que cliente?

O nosso trabalho nos leva a diariamente lidar com clientes, alias são os nossos clientes a nossa razão de ser e de existir como profissionais. Cada um nós tem as suas estratégias para se relacionar com o cliente e o nosso objetivo hoje é o de compartilhar algumas das experiências acumuladas ao longo de quase 25 anos de trabalho.

Inicialmente, acreditava que existiam centenas de clientes diferentes e que para cada um deles era necessário desenvolver uma abordagem própria e particular, aos poucos as centenas viraram dezenas e hoje posso dizer que consideramos no escritório que existem basicamente dois tipos de clientes, com algumas pequenas variações.

Pode parecer uma abordagem simplista em extremo, porem vem dando certo, o primeiro tipo de cliente é aquele que esta contratando o serviço para ele próprio, eu chamo este cliente de “proprietário”, não estou me referindo ao dono, a quem possui o imóvel, e sim a aquele cliente que assume o projeto como sendo dele, que entende o resultado do trabalho como sendo próprio e que pretende buscar o melhor resultado a médio e longo prazo.

E fácil trabalhar com este tipo estilo de clientes, entendem a importância de preparar bem o terreno, de escolher as melhores espécies, esta muito mais preocupado com os custos e resultados a longo prazo, é capaz de aceitar custos maiores na implantação para ter ganhos e economia a longo prazo, entende a importância de escolher as plantas adequadas, e aquilo chamamos do cliente 10–1.

O outro tipo de cliente é aquele que vê o jardim como uma obrigação ou uma necessidade do momento, tem que ter um jardim, e quaisquer verde serve, muitas vezes até contrata um bom profissional e um bom projeto que não será implantado ou o que é pior, que será executado, com o único objetivo de ficar bem na hora, sem o menor comprometimento com o amanha do trabalho, e o cliente 1 – 10, é o cliente preocupado só com o resultado imediato. Até porque em muitas ocasiões o jardim é encarado como a decoração que acompanha a festa de inauguração. Que não precisa durar muito mais que alguns dias.

Porque 1 – 10, e porque 10 – 1? Bom é muito simples, o cliente 1 – 10 e aquele que gasta R$ 1 no preparo do terreno e R$ 10 na compra das plantas, e aquele que gosta de aparecer, o cliente 10 – 1 e aquele que investe R$ 10 no preparo do terreno, no adubo, no planejamento, na drenagem, no melhor substrato e R$ 1 nas plantas, porque sabe que se bem feito tudo as plantas crescerão e o jardim florescera por muitos e muitos anos. É o cliente que gosta das coisas bem feitas e que sabe valorizar os bons profissionais, é o cliente que faz que o nosso trabalho faça sentido e nos faz felizes fazendo o que gostamos de fazer.

Um comentário:

designer de interior e exterior disse...

Concordo plenamente!
abraços
Ana Claudia Cavalcanti