20 dezembro 2018

Memorial Técnico para a manutenção de Jardins Industriais e Comerciais



MEMORIAL DESCRITIVO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE JARDINS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS


GRAMADO

Os trabalhos necessários para a manutenção de um gramado são os seguintes:

Corte de grama

A frequência variará ao longo do ano, podendo estabelecer de todo modo as seguintes frequências máximas:

- Verão: um corte à cada 10 dias.
- Primavera e Outono: um corte à cada 15 dias.
- Inverno: um corte à cada 25 dias.

A altura da grama deverá ter no mínimo +/- 2 cm e no máximo +/- 3,5 cm. As aparas de grama deverão ser recolhidas depois de cada corte em todos os canteiros, calçadas e meio fio deverão ser cortados de forma que a grama não os cubra, mas sem deixar uma valeta entre o gramado e o meio fio.

Os cortes deverão ser mais frequentes nas épocas de crescimento da grama de modo que a grama não exceda a altura máxima recomendável, as variações permitidas serão de /- 15 %, para este capítulo específico.

Adubação

As frequências e quantidades de adubo à serem usados dependerão da época do ano e do tipo de adubo à ser usado, podemos considerar como válidas as frequências e quantidades seguintes:


500 Kg por cada 10.000 m2 por ano distribuídos da forma seguinte: 250 Kg de adubo composto tipo 10-10-10 ou similar em duas aplicações anuais, sendo uma no início da primavera e outra no inicio do verão, e 250 Kg. de Urea aplicada diluída com água na proporção de 2% e em 10 aplicações anuais, não aplicando nos meses em que se use outro tipo de adubo.

Inseticidas, acaricidas e fungicidas

Aplicação de inseticidas, acaricidas e fungicidas, se aplicarão ao longo do ano conforme as necessidades, ficando estabelecido que serão feitos tratamentos preventivos mensalmente com fungicidas no outono, e com inseticidas e acaricidas na primavera e verão, independentemente dos tratamentos que se façam necessários. Todas as normas de segurança serão executadas pela contratada cabendo a ela a única responsabilidade por acidentes que mal uso possam vir a produzir. Todos os produtos fitossanitários deverão ser submetidos a aprovação pela contratante
.

Controle do mato

O maior problema em grandes áreas de grama é a aparição do mato, de tal forma que a sua falta de controle possa vir a ocasionar até a perda total dos gramados, para evitar que isto aconteça, o mato deverá ser arrancado até a raiz com uma ferramenta apropriada, em caso de que o mato seja persistente e não possa ser controlado por estes meios, será preciso fazer aplicações localizadas de herbicidas seletivos, ou de herbicidas sistêmicos tipo Roundup ou similar a base de Glifosato. No caso que a falta de manutenção ocasione a perda do gramado, poderá ser responsabilizada a empresa contratada, para que fique caracterizada a responsabilidade. Deverá ficar registrado oportunamente no relatório semanal se não forem tomadas medidas oportunas e suficientes. Nunca poderá ser deixado florescer o mato e segmentar, caso isto aconteça deverá ser registrado no relatório semanal e terá um peso decisivo para poder determinar a responsabilidade da contratada nos problemas que eventualmente possam vir a acontecer, que já foram anteriormente enumerados.

Rega

A rega do gramado será necessário quando persista uma seca que comprometa o desenvolvimento das plantas

Cobertura

Anualmente e naquelas áreas que precisem deverá ser feita uma cobertura com barro de jardim peneirado, acrescentado esterco e areia nas seguintes proporções:
30 % barro de jardim
20 % de esterco curado e esterilizado, podem ser usadas outras fontes de materia organica
50 % de areia de rio lavada
Esta cobertura deverá ser feita no inverno e deve formar uma camada uniforme de 1,5 a 2,5 cm. este serviço deverá ser feito no mínimo em cada área de 5 em 5 anos.

Bosque

Os trabalhos de manutenção do bosque serão os seguintes:
Roçada do mato
Corte do mato com roçadeira costal o foice, mantendo uma altura máxima de 10 cm., mas deixando todas as árvores novas que estejam brotando de um modo natural, para a recuperação do bosque natural.

Poda

Efetuar as podas de formação e desbastes necessários para o perfeito desenvolvimento das árvores e do bosque como um todo.

Retirada e corte de árvores

As árvores mortas deverão ser cortadas e retiradas do local, podendo a contratante exigir que sejam arrancadas até as raízes se assim for preciso, qualquer corte que represente a supressão de mais de 1/3 da copada de uma árvore deverá ser autorizada por escrito.

ÁRVORES

Cada árvore deverá ser submetida ao longo do ano a uma série de trabalhos de manutenção que a seguir relacionamos:

Poda

As árvores de folha caduca, as de flor e outras que possam vir a precisar deverão ser podadas anualmente, a poda dependerá do tipo de árvore e do resultado desejado, as podas poderão ser de dois tipos: de formação e de limpeza. A primeira só poderá ser realizada no inverno o na época de repouso vegetativo da planta, a de limpeza poderá ser realizada ao longo de ano, sempre que não represente perda de mais de 1/5 de copa de uma árvore.
Todas as feridas deverão ser fechadas com uma pasta cicatrizante com fungicida na sua composição, para evitar ataque de fungos nas feridas abertas.

A poda deverá sempre seguir os padrões e as normas que existem e que deverão ser de conhecimento da contratada, podendo ser responsabilizada a mesma pela perda de uma árvore como resultado de uma poda mal realizada,
correspondendo como penalidade neste caso a obrigação de repor a planta por outra de igual espécie e tamanho similar, na sua impossibilidade, ter descontada a diferença em dinheiro

Adubo

As árvores podem ser adubadas 2 vezes por ano, com 200 gr. de adubo composto tipo 10-10-10 ou similar, em duas aplicações anuais uma, no início da primavera e outra no início do verão, a quantidade adubo pode mudar de árvore à árvore dependendo do tamanho, idade e localização, as quantidades só servem a nível indicativo.

Limpeza

Periodicamente, sempre dependendo das necessidades, as árvores serão limpas, escovando o tronco e os galhos para eliminar parasitas e incrustações, estes trabalhos formam parte da manutenção geral do jardim.

Inseticidas, acaricidas e fungicidas

Aplicação de inseticidas, acaricidas e fungicidas, se aplicarão ao longo do ano conforme as necessidades, ficando estabelecido que serão feitos tratamentos preventivos mensalmente com fungicidas no outono, e com inseticidas e acaricidas na primavera e verão, independentemente dos tratamentos que se façam necessários. Todas as normas de segurança serão executadas pela contratada cabendo a ela a única responsabilidade por acidentes que mal uso possam vir a produzir. Todos os produtos fitossanitários deverão ser submetidos a aprovação pela contratante.

FLOR DE ÉPOCA ou ANUAIS

Os canteiros de flor de época precisaram dos seguintes serviços:

Preparação dos canteiros

Cada vez que sejam plantados de novo, os canteiros precisarão serem refeitos, arrancando primeiro todas as plantas remanescentes, e cavando a terra superficialmente para retirar as raízes restantes e ao mesmo tempo enterrar os restos de matéria orgânica usados como cobertura morta, uma vez feita esta operação, procederemos a colocar esterco curado e esterilizado na proporção de 40 litros por 10 m², procedendo depois a um novo trabalho de enterrar o esterco, devendo nesta ocasião trabalhar a terra a uma profundidade mínima de 20 cm, depois de destorroado o barro e conformado o canteiro, se procederá a plantação propriamente dita, se o barro estiver muito seco é aconselhável regar nas 48 horas que antecederão a plantação, não poderão os jardineiros caminhar sobre os canteiros preparados, só poderão se apoiar com ajuda de tábuas, para não compactar o solo. Uma vez plantadas as flores de época, deverão ser regadas de novo e manter uma boa umidade durante os primeiros 10 dias. É importante combater a aparição de mato entre as plantas para isto é aconselhável usar cobertura morta entre as plantas, no caso de usar serragem ou casca de arroz deverá se molhar a cobertura morta com Urea diluída em água a 2 % ao menos uma vez por mês, para facilitar o processo de nutrificação. Aquelas plantas de flor de ciclo longo que precisem ser despontadas ou deverão ser depois da formação do primeiro botão, este trabalho deverá ser feito manualmente e indicadas as plantas que precisem.

Rega

A rega dos canteiros será necessário quando persista uma seca que comprometa o desenvolvimento das plantas.

Adubação

Trimestralmente e por ocasião da renovação dos canteiros será colocado adubo químico tipo 10-10-10 ou similar na proporção de 15 gr. por m², no caso que os canteiros somente sejam trocados quadrimestralmente esta adubação será feita também quadrimestralmente.

Limpeza

Serão retiradas constantemente todas as partes necrosadas e que possam apresentar risco de desenvolvimento de fungos ou de doenças, ou que possam servir como hospedeiras de insetos patogenos.

Inseticidas, acaricidas e fungicidas

Aplicação de inseticidas, acaricidas e fungicidas, se aplicarão ao longo do ano conforme as necessidades, ficando estabelecido que serão feitos tratamentos preventivos mensalmente com fungicidas no outono, e com inseticidas e acaricidas na primavera e verão, independentemente dos tratamentos que se façam necessários. Todas as normas de segurança serão executadas pela contratada cabendo a ela a única responsabilidade por acidentes que mal uso possam vir a produzir. Todos os produtos fitossanitários deverão ser submetidos a aprovação pela contratante.


ARBUSTOS

Operações indicadas

Poda e corte

Os arbustos deverão ser podados periodicamente, se considerarão três tipos básicos de poda dentro das operações normais de manutenção, a primeira é a poda de manutenção que tem como função manter o tamanho da planta dentro das características dela própria e do lugar onde foi plantada, esta poda pode ser feita em qualquer época do ano, sempre que não comprometa a floração; a segunda poda é a de formação, que deverá ser feita preferivelmente na época de repouso da planta, serve para desenvolver corretamente a planta corrigindo eventuais malformações e defeitos; a terceira poda é a de recorte que se utilizará para cerca viva, e deverá ser feita cada vez que a planta exceda em 1/10 a sua altura ou a sua largura.

Adubo

Os arbustos podem ser adubados 2 vezes por ano, com 100 gr. de adubo composto tipo 10-10-10 ou similar, em duas aplicações anuais, uma no início da primavera e outra no início do verão, a quantidade de adubo pode variar de planta para planta dependendo do tamanho, idade e localização, as quantidades só servem a nível indicativo.

Limpeza

Periodicamente, sempre dependendo das necessidades os arbustos serão limpos, escovando o tronco e os galhos para eliminar parasitas e incrustações, estes trabalhos formam parte da manutenção geral do jardim.

Inseticidas, acaricidas, fungicidas

Aplicação de inseticidas, acaricidas e fungicidas, se aplicarão ao longo do ano conforme as necessidades, ficando estabelecido que serão feitos tratamentos preventivos mensalmente com fungicidas no outono, e com inseticidas e acaricidas na primavera e verão, independentemente dos tratamentos que se façam necessários. Todas as normas de segurança serão executadas pela contratada cabendo a ela a única responsabilidade por acidentes que mal uso possam vir a produzir. Todos os produtos fitossanitários deverão ser submetidos a aprovação pela contratante.

Rega

A rega dos arbustos será necessário quando persista uma seca que comprometa o desenvolvimento das plantas.

Observações

Em nenhum momento a contratada poderá realizar alterações no paisagismo sem autorização expressa da contratante, especialmente na substituição de plantas, mesmo que estas alterações visem uma melhoria aparente do jardim.
A empresa contratada terá sob sua responsabilidade a manutenção e desenvolvimento do vivero atualmente existente, podendo ser obrigada a manter uma cota mínima de produção para eventuais substituições, estas cotas estabelecidas de comum acordo, deverão contemplar a área física disponível e o pessoal humano envolvido.

Nenhum comentário: