Quando o grupo Almeida Junior optou por reformular toda a área interna dos seus 6 shoppings em Santa Catarina escolheu a Boa Vista Paisagismo, o escritório que assina todos os seus projetos de paisagismo das áreas externas.
Após a pandemia há uma maior sensibilidade para o verde, relacionado a uma maior qualidade de vida, saúde, tranquilidade, harmonia.
Ambientes mais verdes produzem mais alegria. Estudos científicos comprovam que ambientes com plantas são mais saudáveis e aumentam os negócios. Ruas arborizadas tem aumentos de vendas superiores a 17%.
É preciso caminhar o shopping desde a perspectiva do cliente. Enxergar o que ele vê, desde o seu ponto de vista. Explorar as perspectivas que corredores e pé direitos oferecem e entender estes ambientes.
Os ambientes com materiais naturais e com verde são percebidos como agradáveis, suaves e aconchegantes.
O objetivo do programa é o de criar ilhas verdes. A concentração do verde permite uma maior percepção de natureza.
O verde, entendido aqui como o conjunto de plantas, vasos, estruturas e equipamentos que compõem o projeto.
Aprofundar o conceito de escala (tamanho) das plantas, dos vasos e dos diversos elementos que compõem esta proposta.
O projeto trabalha com menos plantas e menos vasos, porém de maior porte, adequados com a escala dos ambientes a serem tratados paisagísticamente.
É importante ver com o olhar do cliente, caminhar o shopping e ter a percepção que o cliente tem do espaço. Desenvolver este olhar permite ser mais assertivo na identificação de onde intervir para alcançar os melhores resultados.
Cada Shopping é único, tem características, arquitetura própria, luminosidade, mas é preciso que a proposta apresentada siga a mesma linguagem, de maneira a fortalecer a identidade corporativa e reforçar o verde como um diferencial único.
Foram desenvolvidos projetos específicos para cada Shopping, mas todos eles seguem a mesma estrutura e conceitualização.
As propostas que se adaptam a cada espaço, considerando tanto o tamanho, como largura, altura, pé direito, luminosidade.
Evitando soluções repetitivas, aumentando a quantidade e variedade de espécies de plantas, fugindo da monotonia.
Priorizando a permeabilidade de forma que os espaços sejam atravessados pelas pessoas, evitando barreiras.
A permeabilidade é explorada em cada eixo tanto de forma perpendicular, como paralela.
O verde está presente, permitindo a transparência visual, sem enclausurar. O desafio é que o verde esteja presente porém de forma sutil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário