12 janeiro 2022

Concurso Nacional para o Centro Histórico do Casarão Gallotti - Tijucas SC

Proposta para o entorno do Cine Theatro Manoel Cruz













Concurso nacional para proposta de desenho urbano e de paisagismo para o entorno do Casarão Gallotti. 

Lançado pela Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas em 31 de agosto de 2021, com edital desenvolvido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Santa Catarina. 


PROPOSTA DA EQUIPE

Em parceria com Of7 Projetos, desenvolvemos uma proposta que prioriza o pedestre com o nivelamento do passeio e da rua. A medida proporciona acessibilidade em todas as vias para pessoas com mobilidade reduzida e prioriza a mobilidade ativa e em eventos especiais a via poderá ser fechada para o trânsito de veículos. O calçadão prevê o uso compartilhado dos passeios por parte de ciclistas e pedestres, a proposta inclui a integração com o passeio linear projetado por Victor Hugo Orsi, com uma ciclofaixa ao longo de toda a via. 





Proposta para a rua Coronel Gallotti. 














































O corredor diferenciado para veículos mantém a segurança e reduz riscos. E o traçado prioriza o pedestre. Passeios largos intercalam-se ao longo da via e estimulam a apreciação das principais edificações. O traçado contribui também para a redução da velocidade dos veículos. Pensando em segurança, a proposta inclui elementos para proteger ciclistas e pedestres em pontos com maior potencial de risco. O trânsito na Rua Maria Gallotti passa a ser em sentido único, formando um binário com a Rua João Bayer. A alteração facilita o acesso desde a Avenida Valério Gomes, por onde passará o transporte público.

No paisagismo o partido adotado foi beleza, segurança e baixo custo de manutenção. A proposta prevê árvores nativas e de porte médio e grande, com pouca variação de espécies. Passeios e calçadões mantém um visual limpo, seguro e verde, enquanto promove a identidade do espaço e reduz os gastos com manutenção. A cobertura de árvores com folha perene, cria sombra durante todo o ano, aumentando a atratividade dos calçadões e deixa o ambiente mais fresco e bonito.

Toda a proposta valoriza a história da cidade e contribui para a sustentabilidade, com o reaproveitamento dos materiais existentes no local, como os paralelepípedos. Outro ponto forte é também a utilização de materiais de produção local, como porcelanatos, na elaboração de bancos e parte do mobiliário urbano.


Proposta para a rua Maria Gallotti.














O projeto mantém as cotas de topografia dos passeios e imóveis existentes. Também foram mantidos todos os acessos aos imóveis e valorizados os usos e atividades atuais. O uso de soluções, materiais e mobiliários simples de serem encontrados e executados, além de duradouros, permitem que a proposta seja executada por etapas e mesmo assim mantenha a integridade. A proposta pode ser implantada em fases.


Proposta para a rua João Bayer. 



Proposta para a rua Coronel Gallotti


Proposta para a rua Coronel Gallotti



Proposta de ocupação temporária na rua Maria Gallotti








Nenhum comentário: