29 maio 2019

Pomar no jardim


Pomar no jardim

É muito comum querer um pomar no jardim. O pomar nos traz de volta ao quintal, a fruta colhida da arvore, nos lembra do sabor da fruta acabada de colher, daquela que amadureceu no pé.

Há quem queira fazer do jardim um pomar, plante as arvores alinhadas e queira reproduzir não só um pomar, queira replicar uma produção industrial ou comercial. Quando lembramos que as arvores frutíferas formam parte do nosso entorno e que em algum lugar elas seguem sendo plantas silvestres é bom lembrar que mais que ter um pomar no jardim, podemos fazer do jardim um pomar.

Recomendo aos nossos clientes que plantem frutas nativas, que não plantem aquelas frutas que possam ser compradas na quitanda, mas que priorizem as frutas nativas, aqueles que dificilmente são comercializadas. Alguns me olham meio surpresos quando lhes falo do Cambucá, do araçá vermelho, da Mangava, Jambo, Tucum ou ingá e recomendo plantar além de arvores floridas, arvores frutíferas. Além do prazer de poder colher as frutas que não encontraremos em nenhum supermercado. Arvores frutíferas também atraem pássaros e em áreas maiores podemos plantar arvores que sirvam de alimento exclusivamente para pássaros frutívoros, aqueles que tem sua alimentação basicamente composta por frutas. As aroeiras, palmiteiros, acerolas entre outras são boas opções.

Arvores frutíferas precisam de podas de formação e adubação adequada para florescer e frutificar, mas é bom lembrar que quanto mais silvestre seja a arvore, menos exigente será com relação a podas e adubações. Não devemos esquecer que a maioria de frutíferas precisam de insolação e que o excesso de sombra é uma das causas da redução no número e na qualidade das flores e frutas. Assim que uma boa dica seria a de lembrar quais as frutas que tinham os nossos avôs nos quintais e trazê-las de volta para os nossos jardins.

Nenhum comentário: