23 fevereiro 2017

Um jardim mais vivo é um jardim mais atrativo.

Um jardim mais vivo é um jardim mais atrativo.



O jardim é o espaço em que a mão de home organizou a natureza. Há no jardim uma busca do belo, do natural. No projeto do jardim há a recuperação do Paraíso perdido. O desejo de voltar a recriar o jardim do Éden bíblico. Esse jardim idílico não é só um jardim de flores, perfumes e cores. É um jardim de sabores, de texturas e de formas em equilíbrio. No nosso imaginário o jardim do Éden tinha, além de plantas e flores, animais vivendo em harmonia.




E é este um dos objetivos que buscamos nos projetos. Construir espaços que permitam que pessoas, animais e plantas possam conviver em equilíbrio. Já comentamos sobre o uso de arvores frutíferas no jardim. A inclusão de arvores nativas ou exóticas que atraiam animais é uma constante nos nossos projetos e esta preocupação aumenta a cada dia. Há uma seleção de plantas que produzem frutas comestíveis para as pessoas. Também há as que atraem pássaros frutívoros. Aqueles que preferem se alimentar de frutas e muitas destas arvores e arbustos tem nas suas frutas um elemento decorativo importante. Assim é possível unir a beleza das frutas o atrativo de ter um jardim cheio de pássaros. Sábias, Bem-te-vis, Saíras, Bonito lindos são algumas das aves que podemos encontrar hoje nos jardins urbanos. Como resultado do aumento do plantio de arvores frutíferas. Mas há ainda muito mais que podemos fazer. Escolher flores que atraiam os beija-flores é acrescentar um atrativo adicional ao jardim. Entre as plantas que atraem insetos e beija-flores destaque especial para as Lantanas, Justicias, Lavandas, Pentas, Hemerocallis ou Zinnias por exemplo. Assim podemos ir além das propostas tradicionais e escolher um jardim que nos surpreenda a cada estação com novos atrativos. 

Nenhum comentário:

Como reduzir os custos de manutenção do jardim (2)

O maior problema com a manutenção do jardim são os custos crescentes, para minimizar o impacto destes custos alguns pontos podem ser consi...