04 janeiro 2017

O jardim de Procusto

Primeiro devo esclarecer que o titulo deste post é um plagio descarado. Mas não pude evitar copiar. Quando alguem faz melhor que a gente temos que ser sinceros e admiti-lo.

Para quem não lembra, Procusto é, ou melhor era, o dono de uma hospederia na Grecia antiga que obrigava os seus hospedes a dormir em camas nas que deveriam caber perfeitamente. Se a cama era grande demais, os esticava com cordas e correntes até que ficassem do tamanho da cama, se o "hospede" era grande demais para o comprimento da cama, lhe cortava as pernas. Desnecessario dizer que nenhum dos hospedes sobrevivia ao dia seguinte. A sua perversão era tal que tinha uma cama que mudava de tamanho para se "adaptar", só que não #sqn ao tamanho do "hospede", se o hospede era alto o colocava numa cama pequena e se era baixo esticava a cama para que ficasse grande demais.

E para que toda esta historia? pois para lembrar que há muitos jardineiros metidos a emular a Procusto. Que a planta não cabe? pois a corta-la. Que o canteiro ficou pequeno demais? Tessoura ou facão nela.

Estas imagens são de Florianópolis, na frente de um conhecido hotel, na badalada Beiramar norte.



Nem é preciso dizer que a fiação estava la antes e que o tamanho do canteiro é pequeno demais. 

Um comentário:

Unknown disse...

Poxa Jordi, só diga de onde saiu o plágio. Comentei o texto em janeiro, pois ele estava na fila para março, na coluna "Jogando Verde", da revista da natureza.