Voltar a um jardim que projetamos 6 ou 7 anos atras é sempre uma surpresa. As vezes, como nestas imagens, uma surpresa agradável, outras uma decepção.
Qual é a diferença? A maior diferença esta na manutenção. Um bom projeto precisa de uma boa manutenção. Não só cortar a grama, é preciso adubar regularmente, fazer as podas de manutenção, formação e limpeza, sem esquecer as trocas das flores de época.
Em quanto alguns clientes acham que é bom poupar na manutenção, afortunadamente outros já descobriram que uma boa manutenção não é mais cara, em realidade é mais econômica. Sem a manutenção adequada o jardim acaba se perdendo, as plantas perdem a forma e o equilíbrio, algumas invadem os canteiros de outras e em pouco tempo o jardim esta descaracterizado. Só mais tarde perceberemos o custo da falta de manutenção ou pior de uma manutenção mal feita.
Sem esquecer que o custo de refazer será sempre muito mais caro que o de uma boa manutenção. Assim que o nosso conselho é o de manter um bom programa de manutenção, contratar empresas idôneas, não esquecer das adubações periódicas e aproveitar o prazer que proporciona um jardim bem mantido.
Um comentário:
Isto é uma dificuldade em condomínios. Geralmente a empresa de jardinagem não faz um bom trabalho e nem tem um plano de manutenção (podas, adubação e etc), acaba fazendo só o corte errado da grama e estragando o resto do jardim.
Postar um comentário