29 agosto 2012

Paisagismo e Valorização


     " Em outro tópico abordado neste Blog, comentei sobre o efeito do investimento imobiliário básico na formação do patrimônio das famílias. Mas existem outros fatores igualmente importantes. Um deles, é o tratamento paisagístico dado aos prédios de apartamentos, aos conjuntos habitacionais e aos condomínios residenciais.
     A MRV realizou estudos detalhados e cuidadosos sobre esse efeito e pôde constatar que um complemento paisagístico esmerado e adequado costuma resultar no aumento de 20 a 30% no valor de mercado dos respectivos imóveis. Esse é um ganho patrimonial significativo para as famílias que adquirem imóveis com esse adicional agregado.
   Evidentemente, para que se alcance esse ganho é neccessário um planejamento cuidadoso. O tratamento paisagístico não pode ser encarado como mero complemento do projeto arquitetônico, como simples atendimento ao formalismo do licenciamento ambiental e nem, tampouco, como apenas mais um atrativo facilitador de vendas. O tratamento paisagístico temque ser considerado na exata dimensão dos benefícios que pode trazer para a qualidade de vida dos moradores, seja por seus atributos estéticos, seja pela melhoria das condições gerais de usufruto dos prédios ou, ainda, pela elevação do padrão urbanístico de toda a vizinhança imediata. É com essa visão, que a MRV desenvolve e implementa projetos paisagísticos esmerados em todos os seus empreendimentos.
     Comentei esse aspecto como oportunidade para registrar uma observação importante: esse ganho inicial de valor e esses benefícios na vida diária das famílias têm que ser preservados após a ocupação dos prédios e condomínios. Os síndicos, os administradores e os proprietários têm obrigação de cuidar adequadamente da manutenção dos equipamentos paisagísticos da mesma forma com que costumam estar atentos a outros detalhes de conservação. É sempre um desperdício perder, seja o ganho patrimonial, sejam os benefícios de usufruto, por conseqüência de descuidos na manutenção dos elementos de paisagismo."

Fonte : http://mercadoimobiliarioemais.com.br/paisagismo-e-valorizacao.

Nenhum comentário:

Como reduzir os custos de manutenção do jardim (2)

O maior problema com a manutenção do jardim são os custos crescentes, para minimizar o impacto destes custos alguns pontos podem ser consi...