28 maio 2012

"Beleza que Valoriza"


"Efeito Jardim valoriza imóveis em até 16%, diz estudo"


"Jardins bem cuidados podem valorizar propriedades em até 16%. A conclusão é do Relatório Global de Jardinagem da Husqvarna 2011, que muda a visão sobre investimentos em imóveis. Se antes a reforma da casa parecia ser a única maneira de valorizá-la, manter um jardim bonito tomou-se um meio alternativo de ter retomo financeiro. De acordo com a pesquisa, cada dólar ou euro investido no jardim representa um ganho de quatro a mais no valor de venda do imóvel. 


O estudo foi feito em nove países (inclusive no Brasil) e entrevistou cinco mil proprietários de imóveis. Constatou-se, através dele, que o aumento de vendas é de 10% em condomínios ou residências com jardins bem cuidados, e de 16% caso sejam localizados em ruas com várias árvores. Esse fenômeno é chamado de “efeito jardim”, e pode ser alcançado com a manutenção da grama, plantação de arvores, cercas vivas e arbustos, por exemplo.


Árvores tornam os ambientes mais agradáveis e melhoram as paisagens urbanas. Além disso, diminuem a sensação térmica e dão impressão de tranquilidade mesmo em locais movimentados. Não só o retorno do investimento, portanto, deve ser analisado: um jardim bonito deixa o ambiente mais agradável, e pode ser aproveitado para momentos em família. 


Segundo a avaliadora de imoveis joinvillense, Carla Merkle, para valorizar o jardim precisa estar em boas condições. “Não adianta ter um jardim com mato crescendo, pois demonstra a falta de organização e a  despreocupação do proprietário com a aparência do imóvel”, alerta Carla. Isto, de acordo com a avaliadora e corretora de imóveis, causa uma primeira  ruim e pode prejudicar o processo de venda da propriedade. Um imóvel com jardim mal cuidado chega a perder 15% “no valor final de sua avaliação, conforme dados do Relatório Global de Jardinagem da Husqvama 2011.




Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar



Clique na imagem para ampliar





A manutenção do jardim deve ser periódica, normalmente realizada a cada mês. Caso o jardim seja muito grande, porém, a conservação pode precisar ser feita toda semana. Podar o gramado e as folhagens, regar as plantas de acordo com a necessidade de cada espécie e adubar o solo com frequência são cuidados necessários para a preservação de um jardim. Entre os meses de
setembro e março, quando as chuvas são mais frequentes no sul do país, a grama deve ser cortada a cada quinze dias. Fazer controle de pragas também é importante, e o serviço pode ser realizado por um jardineiro ou empresas
especializadas no assunto. 
Antes de investir em um jardim, contudo, é preciso tomar alguns cuidados. Quando feito sem planejamento, pode danificar muros e calçadas, causar problemas em redes elétricas e, no caso de árvores plantadas em locais inapropriados, estas podem cair e machucar pessoas ou estragar veículos. É fundamental, portanto, que profissionais sejam consultados para planejar o Projeto Paisagístico e criar jardins bem elaborados. Entrada de luz solar, existência de muitos prédios na vizinhança (que farão sombra durante boa parte do dia, o que prejudica certas espécies de plantas) e tipo do solo, por exemplo, são fatores que precisam ser considerados. Todos esses cuidados são essenciais para que se tenha um jardim bonito e convidativo, que agregue valor à propriedade. "


Fonte : Jornal ANotícia, Texto : Letícia Gonçalves
          (Informe Comercial 26.05.2012)

Nenhum comentário: