Gramados e Forrações
É difícil encontrar um jardim que não tenha um gramado. Desde os grandes espaços públicos até os jardins residenciais sempre encontraremos uma área de gramado.
O gramado permite interagir com o jardim, caminhar descalço na grama é uma experiência única, não tem melhor forma de sentir o jardim, o verde, a natureza que caminhando na grama. Cada tipo de grama proporciona sensações e resultados diferentes, algumas gramas são mais resistentes ao pisoteio, agüentam estoicamente os jogos de futebol da criançada, outras são mais exigentes e respondem com dificuldade a um uso mais intensivo. Algumas gramas toleram melhor a sombra suave, a maioria precisa de sol intenso para desenvolver.
Em alguns jardins de pequeno porte, são mais aconselháveis as forrações, plantas de porte rasteiro que podem ser confundidas com gramas, e que na maioria dos casos agregam a sua rusticidade a beleza adicional de flores, que converte o jardim num tapete colorido. Em outros casos a sua principal vantagem é o baixo custo de manutenção, pois muitas vezes só precisam ser podadas uma vez ao ano.
Escolher a grama adequada para cada situação requer o conhecimento de um especialista e a grande variedade de ofertas, pode servir para confundir ainda mais a cabeça de um aficionado pouco experiente. Faça a sua lista de opções e anote as melhores:
1.- A Campeã indiscutível a grama esmeralda, pela rusticidade, desenvolvimento e pela maciez da sua vegetação. (Zoysia japonica)
2.- A grama coreana, insubstituível em espaços pequenos, só precisa de um corte ao ano. (Zoysia tenuifolia)
3.- Grama amendoim ( Arachis próstata) a melhor para taludes e jardins com baixa manutenção, porem pouco resistente ao pisoteio.
4.- Grama preta anã, (Ophiopogon japonicum “Dwarf Kioto”) a sua cor verde escura a faz a melhor para jardins de sombra. Sem precisar corte, mantém o seu porte durante anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário