23 abril 2010

VERDE VERTICAL


Painel de bambu é uma boa opção de suporte para jardim
vertical externo.



Na cozinha, o quadro com plantas aromáticas traz beleza e praticidade


Cristiane Bonin - Jornal de Piracicaba - Sábado, 10 de Abril de 2010


Verde que te quero verde. Os jardins verticais são uma ótima opção para quem quer ter plantas dentro de casa ou não possui grandes espaços físicos para aquela suntuosa jardineira. Da alta tecnologia a técnicas simples de cultivo, houve muita evolução nesse modelo de paisagismo utilizado já na década de 70 pelo arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx.
O último grito em jardins verticais são os produtos oferecidos pela empresa Quadro Vivo, localizada na cidade de São Paulo. Com objetivo de inserir a natureza em ambientes internos, a empresa projetou e patenteou uma técnica para fixar plantas em quadros feitos em material reciclado e que possuem irrigação eletrônica. “E no compartimento de rega, nossos produtos levam um cristal que tem como objetivo energizar a água para as plantas. Esse cristal emana para todo o ambiente as mais positivas energias necessárias para o equilíbrio e a harmonia”,
conta a diretora de marketing da Quadro Vivo, Izabel Possatto. Definido por Izabel como um híbrido entre a arte e a natureza, as plantas emolduradas requerem cuidados como qualquer outro jardim. “São seres vivos que precisam de atenção, cuidado e dedicação. Devem ser regadas com a quantidade e periodicidade necessárias, feitas podas e aplicação de adubo e fertilizantes orgânicos.”
Com menos tecnologia também é possível trazer a natureza para dentro de casa.A paisagista e engenheira agrônoma Marilney Saipp sugere como opções para ambientes internos as plantas rhipsalis (um gênero da família dos cactos), as heras, jibóias, singônio e peperômia-filodendro.
“Também as epífitas,como orquídeas e bromélias, são boas opções porque captam os nutrientes do ar. Essas plantas devem ser pulverizadas com água e adubo foliar”, informa Marilney. Para paredes em varandas, locais com iluminação indireta, são recomendáveis samambaias, avencas e chifre de veado, indica a paisagista.
Segundo a profissional, as plantas para ambientes internos devem ser fixadas em placas de fibra de coco ou em pequenos troncos. E tanto as placas como os troncos, assim como vasos específicos para paredes externas, devem ser fixados em painéis que podem ser feitos em bambu, madeira de demolição, treliça de madeira ou armações de ferro. “A parede deve ter uma boa impermeabilização para não haver problemas com a água da rega”, diz a paisagista. Ela sugere também a colocação em meio ao jardim vertical de uma minifonte, uma boa opção para curtir o barulho da água.

DICAS:

O paisagista Jordí Castan dá os seguintes conselhos para quem quer ter um jardim vertical em casa,seja no espaço aberto ou fechado. Em primeiro lugar, o profissional pontua a escolha do local. “Identifique se o local reúne as condições ideais para a implantação do projeto.”
O segundo é a iluminação. O local deve ter iluminação em ângulo vertical ou receber luz natural de grandes janelas e aberturas.“Se o jardim for externo, prestar muita atenção ao excesso de insolação, as plantas que prosperam bem nos jardins verticais normalmente não toleram muito sol direto.”
Com relação à rega, o sistema deve permitir manter a umidade das plantas do jardim. “Em geral, nos jardins verticais, temos muita drenagem, e perda de água, o que pode levar a algumas plantas epífitas facilmente ao estresse hídrico.” Castan informa que um jardim vertical exige um elevado nível de atenção, o que não quer dizer que exija muita manutenção se o projeto for bem concebido. “Contrate um bom profissional com experiência. O seu risco de errar será muito menor.”

Nenhum comentário: