05 abril 2010

Perguntas e respostas

Respondemos a pergunta de um leitor:

Ola, a comissão de meu bairro deseja implantar calçadas ecológicas com um espaço verde com grama e alguns arbustos, gostaria de saber se há riscos pelo fato de que a água que penetrará nesta área verde terá passado pelas ruas que estão contaminadas.

Quais são as medidas que deveremos tomar para que não haja este problema ?

Existe algum outro fator que implica na adoção destas calçadas ?

Vamos a responder por partes. A idéia de aumentar a permeabilidade da cidade é muito boa e deve ser apoiada. As chamadas calçadas ecológicas, tem porem alguns pontos que devem ser considerados.

1.- Uma faixa muito estreita de grama, como a que a Conurb esta propondo, representa um elevado custo de manutenção pela necessidade de cortes regulares e constantes da grama.

2.- O plantio de arbustos, não deve ser priorizado, porque pelo seu porte podem concorrer em espaço com os pedestres, porque as calçadas de Joinville são em geral estreitas. Seria mais recomendável escolher arvoretas. Arvores de pequeno porte no caso de existir fiação elétrica e outras de porte maior no lado da rua sem fiação.

3.- É muito importante o tamanho das covas das arvores, que sim contribuiriam para melhorar a permeabilidade do solo e ainda permitiriam um melhor desenvolvimento das próprias arvores, recomendo visitar o link plantio de arvores, o tamanho da cova é determinante para que as arvores se desenvolvam fortes e com um sistema radicular sadio, reduzindo o risco de quedas e ainda evitando o estouro das calçadas por raízes superficiais.

4.- Os canteiros devem estar ao mesmo nível que o meio fio, não existe pro tanto risco de receber agua contaminada da rua, os canteiros recebem sim a agua de chuva que escorre pelas calçadas, agua que não deve estar contaminada e que não representa risco. A agua de chuva que cai nas ruas deve ser direcionada para as valetas e para os coletores de aguas pluviais e na maior parte de cidade vão junto com o esgoto para rios e córregos.

5.- Considerem o custo da manutenção, a escolha das plantas e o projeto podem representar um custo alto. É importante calcular o custo e escolher plantas que a pesar de ter um custo inicial mais alto, tenham custos menores de manutenção, precisem de menos podas e cortes e acabem sendo mais econômicas.

Nenhum comentário: