29 janeiro 2010

Manutenção de pequenos jardins

Manutenção de pequenos jardins

Um dito popular assegura que o melhor jardineiro é um militar aposentado, porque tem disciplina e método. Como sempre o conhecimento popular se mostra sábio.

A manutenção de um jardim, requer disciplina e organização (método). Cada uma das tarefas e rotinas devem ser feitas no seu momento e com atenção, não é um trabalho para apressados. A adubação deve ser regular, é melhor colocar menos adubo mais vezes, que colocar muito uma ou duas vezes por ano. Como aquele que nos domingos vai num rodízio e fica semana toda comendo frutas e bebericando água. Do mesmo jeito as plantas sentem o excesso de adubação, como a falta.

Igual acontece com podas, deixar de podar durante anos e depois proceder a podas radicais, alem de comprometer a imagem do jardim, também compromete o desenvolvimento das plantas e pode provocar até a sua morte. É recomendável fazer podas de menor intensidade y com uma freqüência maior, em alguns casos uma vez ao ano, em outros a cada dois anos. O objetivo deve ser que pareça que nada foi cortado, que nenhuma intervenção foi feita.

Os gramados merecem uma atenção especial, quem quer cortar menos vezes para poupar uns trocados, acaba em geral, gastando muito mais para recuperar todo o gramado. Em geral o mato não consegue desenvolver em gramados bem desenvolvidos e viçosos, mais gramados magros ou com cortes muito radicais, permitem que as sementes do mato se desenvolvam e progridam. No verão o corte pode ser a cada 3 semanas, no inverno em geral pode ser a cada 6 ou 7 semanas. Devemos calcular uns 12 cortes ao ano. Não esqueça de um cortador de grama com facas bem afiadas, o resultado compensa.

Para canteiros de flor de época, nada é mais recomendável que a alternância de espécies e das cores, estar a cada nova estação testando novas cores, novas combinações e escolhendo as flores adequadas para cada estação.

Nenhum comentário: