05 outubro 2009

Puta Rica, Puta Pobre

Do Arquiteto Miguel Cañas recebemos este texto inteligente que vale a pena ler.


Amigos profissionais,

Designers, arquitetos, decoradores e outras putas criativas:

Este vídeo-discurso do escritor Harlan Hellison é um chute no estômago para todos que já se sentiram umas putas do mercado...Putas pobres, claro, porque puta rica cobra muito caro!!!

Trabalhamos de graça, somos muitas vezes explorados pelo cafetão...digo, mercado: “É bem simples”, “é só um desenhozinho...”, “isso você faz no computador...”, “tem que ser pra amanhã...”, “bem bonito viu? Só que eu não quero gastar muito”,”...ai, ai, não sei bem o que eu quero, sabe?”, “creeeedo, tu isso pelo projeto...mas eu ainda tenho a obra, os móveis...”, “ah, o outro escritório está fazendo isso + as perspectivas + complementares + obra + um conjunto de facas Guinsu + um par de óculos Ambervision, mais, mais, mais...”.

Acontece que muitas vezes alguns não sabem avaliar o valor do seu próprio trabalho! E o que dizer dos estudos de risco? “Vou escolher o mais bonito, daí eu fecho com o que mais gostar!”. Isso é leilão de projeto, não arquitetura!!!

Porque não pagar? Nada é de graça nessa vida, meu Deus! Desenhamos croquis em guardanapos dando idéias para amigos e não cobramos nada. Mas o amigo médico diz: “liga pra minha secretária e vamos marcar uma consulta...p-a-r-c-e-i-r-o!”.

Por isso, o mercado se acostumou e deixou de valorizar o trabalho do designer, arquiteto, decorador e outras putas criativas. Acostumamos o mercado que as coisas são fáceis assim, que trabalhamos de graça mesmo, que arquitetura é algo desvalorizado, barato, simples, rápido de fazer....afinal sempre tem uma puta pobre que o faz!

Como ele disse, os amadores acabam com os profissionais, porque não fazem a menor idéia que deveriam receber por tudo o que fazem!!!!! Doam trabalho porque “...o seu nome vai aparecer”, “veja bem, será uma placa sua na rua”, “é divulgação para sua empresa”, “é portifólio para você...”

Vivemos de papel e isso tem um preço. Pagamos nossas contas vendendo idéias. Devemos respeitar nossa profissão e a dos colegas! Ou se não, arrume outra coisa para fazer e deixe os profissionais serem valorizados de verdade!

Amigas putas queridas: se tivermos de ser putas, que pelo menos sejamos putas carísssimas!!!! Daquelas com nome e sobrenome (porque puta que se preze tem os dois). Aí sim o mercado valorizará nosso corpinho!!

O mercado somos nós que criamos!!!

Abraços e boa reflexão!


Link do video

Um comentário:

MiguelCañas disse...

Jordi, não sabia que tinhas publicado esse mail. Bacana! Faltou apenas colocar o link do video ao que me refiro, do escritor Harlan Hellison. Vale muito a pena!! O link é: http://montalvomachado.com.br/blog/?p=2122