23 janeiro 2009

Como ter melhores jardins?


Ou porque os nossos jardins não são melhores?
A maioria do paisagismo que vemos ao nosso redor é sofrível, mesmo com bons profissionais no mercado de trabalho, poucos jardins sobrevivem a um olhar mais critico.
A maioria de jardins mostram sintomas claros de má concepção, erros de projeto e principalmente falta de uma manutenção adequada.
Como melhorar, não temos uma solução fácil, mas podemos propor algumas sugestões:
Faltam jardineiros que sejam mais que meros roçadores de grama, a falta de uma formação adequada é mais grave se combinada com o falso conhecimento, não devemos menosprezar o conhecimento adquirido pela pratica, mesmo que não seja originário de uma formação técnica, mas o custo da ignorância é alto demais. Podas mal feitas, plantas mal plantadas, adubações e aplicações de defensivos mal feitas, acabam tendo um custo elevado para o cliente, para o meio ambiente e para o jardim, que em pouco tempo ficará totalmente descaracterizado e acabara exigindo investimentos maiores para ser refeito ou recuperado.
Não são muitos os profissionais trabalhando no mercado de paisagismo que tem formação técnica ou superior, o que resulta as mais das vezes em projetos, com erros de conceito, com a escolha de plantas erradas ou com densidades de plantio acima ou abaixo do que seria recomendável.
Cada vez menos existe espaço para o amadorismo neste mercado e só poderemos pensar em ter projetos melhor planejados e jardins melhor executados, na medida em que a qualidade de um trabalho feito por uma equipe profissional seja percebida de uma forma inequívoca pelo mercado.
A linha divisória entre a jardinagem e o paisagismo é clara, a falta de profissionais em cada uma das áreas, faz que exista um campo nebuloso percorrido com facilidade por aventureiros, que desmerecem a profissão e prostituem o mercado.

Nenhum comentário: