30 novembro 2008

Arquitetura e Paisagismo

A relação que se estabelece entre a arquitetura e o paisagismo é cada vez mais forte, mais consistente e cada uma das partes se beneficia com esta evolução. Na realidade quem mais se beneficia é o cliente. O paisagismo deixou de ser um complemento estético, para ganhar o status de parte importante do projeto.

A relação da construção com o terreno, ganha força e conteúdo a partir da abordagem paisagística, a definição da melhor localização, da melhor orientação, da vegetação a preservar ou da topografia a modificar são áreas em que arquitetura e paisagismo caminham de mãos dadas.

O maior grau de profissionalismo de cada um dos envolvidos, traz resultados melhores, projetos mais harmônicos, soluções mais econômicas e servem para propor respostas integradas as demandas dos clientes.

No nosso caso temos a oportunidade de participar na maioria dos melhores projetos que se realizam no nosso mercado e podemos perceber, que cada vez se estabelece uma maior relação de interdependência entre o projeto de arquitetura e o seu entorno. Estabelece-se um momento em que cada um dos profissionais pode sugerir propor e receber idéias e alternativas, que enriquecem a solução final.

Em alguns casos os serviços do paisagista, são solicitados já pelo próprio arquiteto ou pelo cliente, na hora de identificar o imóvel, para que seja feita uma analise preliminar da vegetação existente, para poder avaliar que elementos podem e devem ser mantidos e como o projeto devera mudar para adaptar se ao entorno.

O resultado são projetos melhores, soluções interdisciplinares e uma maior integração entre arquitetura e meio ambiente. Uma solução em que todos parecem ganhar.

Nenhum comentário: