23 agosto 2008

Verde e Qualidade de Vida



Não é de hoje que se debate a contribuição do verde a qualidade de vida das pessoas. Hoje porem esta comprovado que estar rodeado de plantas e flores melhora o nosso estado de espírito, a nossa percepção do entorno e inclusive a nossa produtividade.

Na década de 70 a NASA, identificou como uma necessidade poder utilizar plantas no interior das estações espaciais, pouco depois da conquista da lua, se vislumbrava um futuro de viagens interplanetários de longa duração e as plantas formariam parte destas viagens. As primeiras pesquisas estavam orientadas a identificar quais as plantas que melhor se adaptariam as condições extremas de um ambiente completamente artificial, a segunda fase das pesquisas tinha como objetivo identificar aquelas que alem de se desenvolver nestes ambientes, ainda contribuíam para a melhoria da qualidade do ar, retirando inclusive poluentes do ambiente.

Deste trabalho surgiram vários resultados que ainda hoje norteiam a escolha de plantas para ambientes internos, são as plantas que melhor se adaptam as condições de falta de luz, ar seco e poluição provocada pelos materiais que hoje estão presentes no interior das nossas residências e ambientes de trabalho.

O Plants for Clean Air Council, divulga estas plantas, estimula o seu uso e hoje na maioria dos ambientes internos tanto de Europa, como de Estados Unidos, são estas as plantas que dominam. Escolhidas pela sua resistência e características excepcionais.

Entre as mais conhecidas e lamentavelmente pouco utilizadas no Brasil, podemos destacar a Aglaeonema, o lírio da paz (Spatiphyllum), as dracenas e pleomeles (Dracaenas) e algumas palmeiras de interior, como as Chamaedoreas.

Nenhum comentário: