26 agosto 2008

Podar ou não podar...esta é a questão


Sempre que se fala de podas, surgem as duvidas, precisa podar ou não precisa? Como podar? É neste momento que podemos facilmente identificar quem entende, quem conhece, quem é profissional e quem fica na duvida.
É preciso podar a maioria das plantas, até porque no jardim as plantas muitas vezes estão em condições e situações que são diferentes das que teriam na natureza.
Para aumentar a floração, para manter o porte, para formar a planta mais harmónica, para evitar deformações ou simplesmente para renovar uma planta que esta envelhecendo, pode ser preciso podar.
Quanto podar, dependera de cada espécie e de qual o objetivo que busquemos, algumas plantas, como Plumbago ou Penthas podem morrer, como resultado de uma poda mal feita.
Outras como as Hortensias ( Hidrangea macrophylla) aumentaram a sua floração como resultado de uma poda correta.
Também a escolha das ferramentas certas e do tipo de corte, podem ter um peso forte na qualidade final do trabalho, utilize só ferramentas de boa qualidade e no caso de cortes maiores use sempre uma pasta cicatrizante.
Conheça as plantas do seu jardim, respeite a natureza e nunca faça podas radicais sem necessidade, em geral as podas muito fortes, ocasionarão um stress na planta que poderá ocasionar danos maiores que os benefícios pretendidos.

Nenhum comentário: