17 junho 2008

Espaço do futuro jardim


Os fatores fundamentais a serem observados no local do futuro jardim são insolação, umidade e clima.
Sempre que for possível, escolha locais com grande exposição ao sol, preferencialmente voltados para o norte, e terrenos bem drenados - o excesso de umidade deve ser evitado.
No entanto, nem sempre o espaço destinado ao jardim tem a localização ideal. Se este for o seu caso, procure otimizar ao máximo o local disponível, tanto retirando sombras desnecessárias - que possam manter muita umidade - quando elevando o terreno, de maneira a permitir uma drenagem mais eficaz.
Se for inviável ampliar a insolação, planeje plantas que necessitem menos exposição ao sol.
Lembre de considerar o clima: ele é determinante para a adaptação das plantas. E já que não podemos mudá-lo, convém escolher as espécies tendo em vista as características do clima no qual elas deverão se desenvolver: as temperaturas médias no verão e inverno, a quantidade de chuvas e ventos.
Plantas de clima temperado resistem bem a períodos de muito frio e geadas; as de clima tropical não suportam geadas, mas se adaptam a umidade, ao calor e resistem aos fungos - que tem no meio úmido seu ambiente ideal.
Os ventos definem a formação de áreas com níveis de umidade diferentes. Em microclimas mais secos, a proliferação dos fungos é menor, mas a ação de ventos fortes pode dificultar ou impedir o desenvolvimentode várias espécies de plantas.

(Texto retirado do catálogo de jardim da Tramontima vol. 1)

Nenhum comentário: