09 novembro 2007

Como contratar empresas e serviços de paisagismo






Como fazer contratos que façam $entido

Pagar barato por alguma coisa não quer dizer que tenhamos feito um bom negocio. Esta asseveração também é verdade para a contratação dos serviços de paisagismo.

Quando se contrata serviço de profissionais para implantar ou manter um jardim ou outros serviços especializados, não podemos assinar o contrato exclusivamente baseado no menor custo apresentado, devemos comparar os preços unitários para cada serviço, comparar a experiência e qualificação de cada uma das empresas e negocie o valor final para obter o trabalho com a melhor qualidade e pelo preço mais competitivo.

Compare os valores

É sempre mais fácil comparar os custos orçados pelos serviços de vários fornecedores quando todas as informações são apresentadas no mesmo formato ou estão baseadas nas mesmas especificações. Em ultima instancia solicite sempre que os serviços sejam sempre orçados unitariamente, por item ou por dia de trabalho.
Compare os preços, um a um, verificando os custos pelos mesmos serviços, adubação, limpeza, implantação, poda, etc.
Desta forma será fácil identificar imediatamente quaisquer diferença marcante de preços entre fornecedores.

Selecione a empresa correta

Já destacamos que o preço não pode ser o único critério para selecionar uma empresa prestadora de serviços de jardinagem e paisagismo, não porque a empresa tem ofertado os melhores preços para o trabalho especificado, não significa que possa executar o serviço nos prazos e com a qualidade que esperamos. As empresas, não são iguais, não tem nem as mesmas expectativas, nem os mesmos padrões de qualidade. Pesquise, sempre, antes de se decidir e verifique os trabalhos realizados, pelas duas ou três empresas que tenham oferecido os preços mais competitivos e ao pesquisar considere:

  • As referencias, que trabalhos semelhantes a empresa executou?, quanto tempo faz? Como o cliente se sente com relação ao resultado do trabalho?
  • Qualificação da equipe e experiência, a empresa tem pessoal com a competência e o treinamento para realizar os trabalhos de implantação ou de manutenção especificados?
  • Capacidade de trabalho, a empresa tem condições de acrescentar aos seus trabalhos em andamento o novo trabalho, com a equipe e os meios de que dispõe? Se não que ajustes precisara fazer para se adequar a nova demanda?
  • Equipamentos, a empresa tem os equipamentos necessários ou experiência no uso dos equipamentos para realizar o trabalho? Tem equipamentos sobressalentes, para fazer frente a quebras e imprevistos se estes acontecem?
  • Visita a obras em andamento ou ao escritório da empresa, o fornecedor permite a visita a canteiros de obra em andamento ou aos seus escritórios? Lembre que a implantação e manutenção de serviços de jardinagem e paisagismo é um serviço intensivo em mão de obra, não espere escritórios luxuosos na Avenida Paulista ou em Copacabana, espere sim, uma empresa organizada, com espaço para estocar equipamentos e materiais e com preocupação para com os seus funcionários e colaboradores.

Negociando o preço do serviço

Depois de ter comparado os custos e as qualificações de cada empresa, devemos fechar o contrato final com a empresa selecionada, devendo detalhar os termos do contrato, devemos lembrar que neste ponto não deve existir muita “gordura” no orçamento, descontos podem e devem ser solicitados e podem reduzir o preço final, porem a qualidade, pode ficar comprometida se buscamos descontos e vantagens alem do razoável.

Se mesmo assim o preço esta alto demais, devemos ainda revisar se não são as expectativas do cliente que estão altas demais, as plantas precisam ser daquele tamanho? São aquelas as espécies especificadas? Temos como adequar as expectativas ao orçamento?

Nenhum comentário: