17 abril 2024

Visita ao sítio Roberto Burle Marx e a Exposição no MAM

O Sitio Roberto Burle Marx é para nos muito mais que o Sitio de Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba- RJ. O sitio é a fonte em que buscamos inspiração, o espaço em que nos nutrimos das lembranças que lá vivemos, das pessoas que lá conhecemos e com as que compartilhamos experiências e conhecimentos.

Roberto Burle Marx fez do Sítio seu refúgio, seu atelier, seu jardim, seu paraíso. Espaço que compartia com generosidade com poucos e escolhidos. Lugar de encontro de amigos, botânicos, artistas, paisagistas, intelectuais, pessoas conhecidas e pessoas simples, com as que compartilhava interesses e curiosidades.

O espaço tombado pela UNESCO em 2021, é hoje patrimônio cultural de humanidade e foi doado por Roberto ao IPHAn, na época Pro Memoria, para garantir sua preservação como centro de pesquisas, laboratório e espaço de estudo e preservação. Com uma coleção que reúne mais de 3.500 espécies de plantas, o sitio é um referente internacional e lugar de peregrinação para quem teve o privilegio de conhecer e conviver com o genial paisagista brasileiro e mundial.

O MAM (Museu de Arte Moderna do Rio, localizado no Aterro do Flamengo, um dos projetos mais icônicos de Roberto Burle Marx, recebeu a exposição "Lugar de Estar" que reúne alguns dos projetos mais emblemáticos do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, entre outros o projeto do Aterro do Flamengo, o do Parque do Ibirapuera, o do Jardim Zoológico do Rio ou o do Parque da cidade em Brasília.
A exposição mostra também desenhos, obras e principalmente projetos originais. Uma oportunidade para redescobrir a genialidade do paisagista e da sua equipe, principalmente dos seus Associados Josse Tabacow e Haruyoshi Ono, que durante longos anos compartilharam com ele e com seus colaboradores a difícil tarefa de criar um paisagismo com identidade própria, utilizando plantas nativas e valorizando a flora tropical.





Nenhum comentário: